pseudofruto - ορισμός. Τι είναι το pseudofruto
DICLIB.COM
AI-based language tools
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:     

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από τεχνητή νοημοσύνη

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι pseudofruto - ορισμός

Pseudocarpo; Fruto acessório
  • Caju: fruto com pseudofruto.

pseudofruto         
sm (pseudo+fruto) Bot V pseudocarpo.
Pseudofruto         
Pseudofruto Definição ou significado de pseudofruto no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa |acessodata=2021-07-28 |website=Infopédia - Dicionários Porto Editora |lingua=pt}}, ou falso fruto, termo que vem sendo substituído por “fruto acessório”, é um desenvolvimento de um tecido vegetal adjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este se assemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro (que, por definição, é proveniente do desenvolvimento do ovário).http://www.
pseudocarpo         
sm (pseudo+carpo2) Bot
1 Fruto (como a maçã, o morango e o figo) que tem uma porção conspícua de tecido não originado do ovário amadurecido; fruto acessório.
2 Fruto que se parece com uma baga, sendo, porém, um cone de forma globulosa, como o fruto do caju, formado do pedúnculo floral: o verdadeiro fruto é a castanha do caju.

Βικιπαίδεια

Pseudofruto

Pseudofruto, ou falso fruto, termo que vem sendo substituído por “fruto acessório”, é um desenvolvimento de um tecido vegetal adjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este se assemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro (que, por definição, é proveniente do desenvolvimento do ovário).

É uma estrutura característica da família Anacardiaceae, onde o caju é o exemplo mais conhecido. O pedúnculo desenvolve-se em uma estrutura carnosa, doce em algumas variedades, de forte cor amarela ou alaranjada, que consiste na parte comestível do caju. A fruta em si é o "caroço" em forma de meia-lua no seu ápice, onde se encontra a castanha de caju, sua semente.

Este processo de desenvolvimento do pedúnculo também ocorre em certas Gimnospermas da família Podocarpaceae, onde o pedúnculo que assenta a semente sofre um ligeiro espessamento e uma mudança de cor e consistência, atraindo pássaros. Neste caso, curiosamente, não é comum o uso da denominação "pseudofruto", provavelmente pelo fato da planta ser uma Gimnosperma, e portanto não possuir um fruto propriamente dito.

O figo é outro exemplo de pseudofruto - de fato, trata-se de uma estrutura oca com flores no interior (uma inflorescência).

A maçã é da família da roseira. Seu verdadeiro fruto é uma estrutura em seu interior, com aquela casquinha, em que as sementes ficam protegidas. No morango, o fruto são os vários pontinhos escuros que ficam no seu exterior; a parte suculenta, assim como na maçã e no abacaxi (cujo verdadeiro fruto está na "casca"), é o receptáculo floral.